10 vantagens do peticionamento eletrônico

O peticionamento eletrônico hoje em dia é uma ferramenta importante para advogados e órgãos competentes em julgar alguma ação. É um meio disponibilizado para os processos digitais, em que a petição pode ser protocolada e enviada eletronicamente ao distribuidor competente ou à vara na qual tramita o processo. Tudo dentro da Lei n.º 11.419, que dispõe sobre a informatização do processo judicial.

O processo eletrônico no qual os documentos são digitalizados permite mais rapidez e segurança a qualquer profissional da área jurídica que tenha perfil autorizado para protocolar petições iniciais e intermediárias.

O peticionamento eletrônico oferece muitas vantagens à sua advocacia. Confira:

Pode ser feito pela internet em horários determinados para o foro desejado.

Agilidade no ajuizamento de novas ações, já que não há necessidade de deslocamento até o fórum.

Acesso fácil às informações das partes e/ou dos representantes legais à prestação jurisdicional do Estado, pois possibilita o ajuizamento de ações de qualquer estação com acesso à internet.

Possibilidade de reaproveitamento dos dados com o recebimento das peças em meio digital, dispensando a redigitação no setor de cadastro e distribuição do fórum.

Permite a assinatura digital dos documentos enviados, garantindo a integridade dos dados.

Encaminha aos advogados o número do protocolo com data e hora, garantindo a tempestividade.

Elimina o uso de papel, gerando economia considerável de recursos e tempo quando integrado ao processo digital da empresa, além de ajudar o meio ambiente.

O advogado pode acompanhar o recebimento da petição protocolada e sua atual situação via internet.

Segurança total no tramite do processo, sem falhas ou incorreções.

Emite um certificado digital, atestando a autoria de transações realizadas eletronicamente.

Mas para que tudo isso funcione você precisa que todos seus documentos sejam digitalizados, pois também é possível anexá-los à petição. Acesse http://www.nucleobasico.com.br/digitalizacao-de-documentos/ e confira o que podemos fazer pela sua empresa.