Digitalização e o desenvolvimento sustentável

Em outubro do ano passado, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou oficialmente a criação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), para execução interna, ou seja, no próprio Ministério.

Lá, não são mais encontrados copos de plásticos – que foram substituídos por de vidros –, deixando de ser usado um milhão de unidades por ano. Em seguida, ocorrerá a redução do consumo de dois milhões de folhas de papel, além se serem reduzidas compras de alguns itens, como canetas, clips e marcadores. Para tornar os procedimentos mais ágeis e transparentes, os processos não serão confeccionados em papel; deverão ser acessados por meio da internet.

Papel é sinônimo de degradação do meio ambiente. Sabemos que ele é necessário, mas se podemos evitá-lo porque não o fazemos?

Assim como existem documentos que necessitam ser impressos, há aqueles que podem ser digitalizados, diminuindo o impacto ao meio ambiente e consequentemente o espaço para ser armazenado.

Confira alguns benefícios de optar pela digitalização e fazer sua empresa crescer de forma sustentável:

Além de ajudar a sustentabilidade do planeta, reduzindo o impacto na produção de papel, você ainda diminui os custos da sua empresa com cópias.
Diminui a quantidade de documentos físicos, logo não há necessidade de grandes arquivos para guardá-los.
Diminui custos com transportes, já que isso impacta indiretamente o meio ambiente.
Elimina rotinas que complicam as atualizações das informações.
Ganha rapidez e versatilidade na busca das informações.
Aumento de custo-benefício, já que seu colaborador não perderá horas de trabalho organizando ou procurando uma informação.
Você pode anexar novos documentos a processos já digitalizados.
Os dados podem ser instalados no seu computador, na rede interna da empresa ou até mesmo na nuvem.
Esses são só alguns dos benefícios que a digitalização traz para a sua empresa e o meio ambiente. Está esperando o que para ter um crescimento lucrativo e sustentável?