Por que guardar os documentos na nuvem?

Há um mês, os personagens do filme “De volta para o futuro”, Marty McFly (Michael J. Fox) e o Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), estacionaram o DeLorean em terras do futuro, o nosso presente.

Eles encontraram um mundo completamente informatizado. Não viram nenhum carro voador, muito menos um casaco com um secador interno, mas será que imaginariam que hoje tudo pode ser interligado e acessado de qualquer lugar em real time? Não mesmo, pois nem smartphones foram usados no filme.

Textos, fotos, imagens, desenhos aqui no futuro podem ser salvos “na nuvem”. Que nuvem?

A computação em nuvem (cloud computing). Ela é feita por meio de plataformas nas quais os usuários têm a possibilidade de acessar qualquer arquivo de qualquer lugar e também com qualquer aparelho eletrônico que tenha acesso à internet. Tudo em real time, como se estivesse com o seu arquivo salvo no computador local.

Confira alguns benefícios de utilizar a computação em nuvem:

Em ambiente corporativo, os arquivos são salvos em servidores, fazendo com que possam ser acessados por qualquer computador autorizado da empresa, de maneira off-line. Mas os dados ficam somente em um equipamento e determinado arquivo pede um tipo de software para ser aberto, que consequentemente precisa de licença para ser instalado.

Aí entra a computação em nuvem. Com ela, não é necessário armazenar ou instalar muitos aplicativos no computador, pois está disponível na nuvem, on-line.

É tudo muito simples e rápido. O usuário cria uma conta na plataforma e utiliza um navegador de internet compatível. E a maioria das plataformas é gratuita. Então, já pode acessar seus arquivos, de qualquer sistema operacional ou equipamento (celular, tablet, notebook etc.). Caso aconteça de não conseguir acessar alguma aplicação, a plataforma oferece a instalação de um programa-cliente, ficando todo o processamento por conta da nuvem.

Sem contar que não precisa se preocupar com backup, manutenção ou segurança, como acontece em servidores e computadores pessoais.

Compartilhar informação e fazer alterações em tempo real se tornam rápidas, já que todos os usuários acessam os mesmos dados do mesmo lugar.

Agora imagine controlar todo o arquivo da sua empresa de maneira on-line em tempo real?

A Núcleo Básico faz isso para sua empresa. Organiza, arquiva e armazena os seus documentos na nuvem. De forma fácil, é possível pesquisar os documentos em tempo real, de qualquer lugar e com segurança.