Digitalização

Segurança, controle e confiabilidade

conhecimento combinado a tecnologia

Segurança, controle e confiabilidade nos resultados são aspectos que precisam ser considerados na Digitalização de Documentos. Além da experiência de 18 anos em projetos de digitalização, contamos com especialistas com certificação CDIA+ (Certified Document Imaging Architect Plus) preparados para atender a todo tipo de complexidade técnica.
Moldamos nossas soluções de digitalização para se adaptarem à necessidade de qualquer cliente, independentemente do porte ou ramo de negócios, e da condição dos originais físicos.
Entenda como estabelecemos processos de digitalização que transformam lentidão e robustez, em agilidade e simplicidade para acessar a informação correta, no momento em que for necessária:

Digitalização de Documentos de Uso Administrativo

Combinamos conhecimento, modernas tecnologias de captura de imagem e escâneres de alto desempenho, em um processo especialmente desenhado por nossos especialistas. Os resultados são imagens digitais de qualidade e legibilidade indiscutíveis.
Dentre as principais características da Digitalização de Documentos Administrativos, estão:

  • O levantamento e análise de dados para definir o que vale a pena digitalizar;
  • Preparo adequado dos originais físicos, com remoção de grampos, clipes e sujidades que interferem na boa qualidade da digitalização;
  • Uso de softwares dedicados ao controle do processo de digitalização, capaz de representação fiel do conteúdo informacional;
  • Uso de softwares de Reconhecimento Óptico de Caracteres, ou OCR (Optical Character Recognition), para tornar possível a busca por termos contidos no conteúdo, e eventual edição;
  • Indexação dos documentos por quantos campos forem necessários.

Digitalização para produção de Microfilmes e Microfichas

Praticamente inalteráveis, o microfilme e a microficha são as formas de armazenamento mais confiáveis para documentos quando o objetivo é sua preservação por longos períodos de tempo. Através de uma tecnologia chamada COM (Computer Output to Microfilm), as imagens digitais são fixadas no microfilme ou microficha. A imagem pode ser miniaturizada em até 50 vezes, e o processo ainda permite a reconversão do documento microfilmado novamente em imagem digital, proporcionando segurança e agilidade nas pesquisas.
Dentre os principais benefícios da Digitalização para produção de Microfilmes e Microfichas, estão:

  • Evitar a perda dos documentos por deterioração;
  • Dificultar a ação de falsificadores;
  • Garantir durabilidade plena através da conformidade com normas internacionais de organizações como a ISO e ANSI/AIIM;
  • Contornar problemas de obsolescência dos suportes digitais, já que a imagem do microfilme é analógica e o processo é conhecido no mundo todo.

Digitalização de Plantas e Desenhos de Grandes Formatos

Aspectos como cor, gramatura do papel, tamanho das plotagens (A2, A1, A0, etc) são determinantes para a digitalização de documentos de grandes formatos, principalmente aqueles a serem usados pelas áreas de Engenharia.
A Núcleo Básico conta com modernos scanners de grandes formatos e técnicas para vetorização das imagens captadas, que asseguram a qualidade e fidelidade das imagens digitais transmitindo confiança aos profissionais de engenharia que usarão estas informações no dia a dia de suas profissões. O resultado da vetorização é um novo arquivo eletrônico em formato DWG ou similar, como um “redesenho” daquilo que foi digitalizado. Dentre os principais benefícios da Digitalização de Documentos em Grandes Formatos, estão:

  • Manuseio facilitado, com visualização por mais de uma pessoa ao mesmo tempo;
  • Compartilhamento facilitado a custos quase insignificantes, se comprado ao custo da fotocópia ou nova plotagem do documento;
  • Possibilidade de ter de volta o desenho em formato eletrônico e editável, de um documento que antes era exclusivamente físico, através da vetorização;
Estas soluções estão voltadas para digitalização de:
  • Projetos de Arquitetura e Construção Civil;
  • Mapas;
  • Jornais e revistas em grande formato;
  • Desenhos de topografia e plantas planialtimétricas;
  • Desenhos de mecânica, elétrica, hidráulica e usinagem;
  • Projetos de estruturas sólidas;
  • Desenhos renderizados, heliográficos e em 3D.

SERVIÇOS EM AUTOCAD

Utilizado principalmente em arquitetura, design de interiores, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia geográfica, engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria, a Núcleo Básico possui profissionais especializados em CAD.
É utilizado para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além dos desenhos técnicos, o software disponibiliza recursos para visualização em diversos formatos.